Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Viguiera hispida Baker VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio: D2

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Apesar da ampla distribuição, a espécie tem menos de cinco situações de ameaça, considerando a degradação intensa da região de ocorrência da espécie, tanto pelas queimadas quanto pela urbanização da região. Recomenda-se estudos populacionais e monitoramento da espécie, a fim de verificar se não há um risco de extinção mais alto.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aldama goyazii E.E.Schill. & Panero;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Viguiera hispida ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Considerada sinônimo de Aldama hispida (Baker) E.E.Schill. & Panero (Schilling; Panero, 2011).

Distribuição

Ocorre em São Paulo, Minas Gerais e Goiás (Magenta, 2006).

Ecologia

Espécie típica de vegetação de cerrado, perene, é encontrada fértil de outubro a dezembro e polinizada por insetos (Magenta, 2006).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência national
Severidade high
Detalhes A degradação do solo e dos ecossistemas nativos e a dispersão de espécies exóticas são as maiores e mais amplas ameaças à biodiversidade. A partir de um manejo deficiente do solo, a erosão pode ser alta: em plantios convencionais de soja, a perda da camada superficial do solo é, em média, de 25 ton/ha/ano. Aproximadamente 45.000 km2 do Cerrado correspondem a áreas abandonadas, onde a erosão pode ser tão elevada quanto a perda de 130 ton/ha/ano. O amplo uso de gramíneas africanas para a formação de pastagens é prejudicial à biodiversidade, aos ciclos de queimadas e à capacidade produtiva dos ecossistemas. Para a formação das pastagens, os cerrados são inicialmente limpos e queimados e, então, semeados com gramíneas africanas, como Andropogon gayanus Kunth., Brachiaria brizantha (Hochst. ex. A. Rich) Stapf, B. decumbens Stapf, Hyparrhenia rufa (Nees) Stapf e Melinis minutiflora Beauv. ("molassa" ou "capim-gordura"). Metade das pastagens plantadas (cerca de 250.000 km2 - uma área equivalente ao Estado de São Paulo) está degradada e sustenta poucas cabeças de gado em virtude da reduzida cobertura de plantas, invasão de espécies não palatáveis e cupinzeiros (Klink; Machado, 2005).

1.1 Agriculture
Incidência national
Severidade high
Detalhes No município de Cristalina, GO, as características morfopedológicas e hídricas são favoráveis à pratica de irrigação, o que foi verificado pelo aumento do número de pivôs de irrigação de 2.709% (11 para 298) entre 1989 e 2005. Nesse período, o cerrado sofreu uma redução de 45% e as áreas de drenagem tiveram um aumento de cerca de 5.000 ha, paralelamente à redução de 20.000 ha em matas ciliares, o que se associa diretamente a essa prática. A maior concentração de pivôs encontra-se nas nascentes e cursos superiores da rede de drenagem, cuja capacidade de vazão já começa a ser insuficiente para a demanda. Essa transformação do uso do solo em curto tempo pode significar alteração hidrológica considerável na área (Barbalho et al. 2007).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Consta na Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção de São Paulo (SMA-SP, 2004).

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" (DD) pela Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008), anexoII.

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: Ocorre na Reserva Ecológica da Fazenda Campininha, Mogi Guaçu - SP.

Referências

- MAGENTA, M.A.G. Viguiera Kunth (Asteraceae, Heliantheae) na América do Sul e sistemática das espécies do Brasil. Tese de doutorado. : Universidade de São Paulo, 2006.

- BARBALHO, M.G.D.S.; BARBALHO, F.G.; ARAÚJO, M.A.D.; FERREIRA, R.A.F. Analise temporal do uso da terra no município de Cristalina-GO a partir da utilização de imagens Landsat-5TM. , 2007.

- SCHILLING, E.E.; PANERO, J.L. A revised classification of subtribe Helianthinae (Asteraceae: Heliantheae) II. Derived lineages. Botanical Journal of the Linnean Society, v. 167, p. 311-331, 2011.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- KLINK, C. A. MACHADO, R. B. A conservação do cerrado brasileiro. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 147-155, 2005.

Como citar

CNCFlora. Viguiera hispida in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Viguiera hispida>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 20:56:28